segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Espaço Cultural BRDE abre exposição Fragmentos Xetá


Para abrir o calendário de exposições 2010 no Palacete dos Leões (avenida João Gualberto, 530), o artista Silvio Rocha traz ao casarão a mostra composta por 20 telas pintadas a óleo, Fragmentos Xetá, que começa nesta quinta-feira (4). A exposição é um registro da memória e cultura do povo xetá, etnia já considerada extinta no Brasil.

Silvio Rocha é consciente e sensível quando trata de assuntos sociais. Em dois anos de pesquisa ouviu histórias sobre os xetás e foi conquistado por elas. Nas décadas de 50 e 60, este povo habitava o noroeste do Paraná e estimava-se a existência de 2 mil índios. Hoje, os xetás resumem-se em apenas seis remanescentes.

As telas do artista são reflexos das características físicas do povo xetá. A cor vermelha está presente na maioria das obras, ressaltando assim o derramamento de sangue, destruição de florestas e mortes. As figuras infantis trazem à obra um sentimento de esperança. Crianças que foram arrancadas da família e, que assim, salvaram a etnia da dizimação, contribuindo para que o registro deste povo seja eterno perante a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário