segunda-feira, 8 de março de 2010

Com 6 prêmios, "Guerra ao Terror" é o vencedor do Oscar 2010

O filme sobre o conflito no Iraque "Guerra ao Terror" foi o destaque da cerimônia do Oscar 2010 com seis prêmios, incluindo o de melhor filme e melhor direção para Kathryn Bigelow, que tornou-se a primeira mulher a vencer nesta categoria.
O drama sobre um esquadrão especializado no desmonte de bombas também levou o Oscar de melhor roteiro original, com Mark Boal, e os prêmios para melhor montagem, edição de som e mixagem de som.
"Guerra ao Terror" e Bigelow ganharam os prêmios na madrugada desta segunda-feira em dura competição contra seu ex-marido James Cameron, cuja aventura de ficção científica "Avatar" é o filme de maior bilheteria da história com 2,5 bilhões de dólares de arrecadação nas bilheterias, e era o favorito para ganhar o Oscar de melhor filme.
"Avatar" levou três Oscars, mas em categorias técnicas -- efeitos visuais, fotografia e direção de arte.
O veterano Jeff Bridges ganhou o Oscar de melhor ator por sua interpretação de um cantor country no drama "Coração Louco".
Sandra Bullock recebeu o prêmio de melhor atriz por "Um Sonho Possível" no primeiro Oscar vencido pela atriz uma vez apelidada de "a queridinha da América" por conquistar tantos fãs por suas comédias românticas.
Na categoria melhor filme em língua estrangeira venceu o argentino "O Segredo dos Seus Olhos". Este é o segundo Oscar de um filme argentino --o país já tinha levado a estatueta em 1985 com "A História Oficial".
O drama "Preciosa - Uma História de Esperança" ganhou dois Oscars: melhor atriz coadjuvante com Mo'Nique e melhor roteiro adaptado com Geoffrey Fletcher, que tornou-se o primeiro afro-americano a conseguir a honraria.
Christoph Waltz venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel como um perigoso nazista na história de vingança "Bastardos Inglórios". Foi o primeiro Oscar do ator austríaco de 53 anos. Ele era considerado o favorito, após ter conquistado outros prêmios, incluindo melhor ator no Festival de Cannes e um Globo de Ouro.
"Up", sobre um velhinho que amarra balões a sua casa e voa para uma aventura com um jovem menino, levou o prêmio de melhor Animação, além de trilha sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário