sexta-feira, 26 de março de 2010

Duetos virtuais marcam os 50 anos de Renato Russo

Marisa Monte cedeu uma fita que tinha em casa; Caetano Veloso, Fernanda Takai, Leila Pinheiro e Laura Pausini toparam colocar a voz em takes que sobraram dos anos 90; de um extinto programa de TV, saíram encontros musicais com Dorival Caymmi e Adriana Calcanhotto. Assim surgiu Renato Russo - Duetos, que a EMI, gravadora pela qual o cantor e compositor gravou seus trabalhos-solo e com a Legião Urbana, está lançando, lembrando os 50 anos de vida que ele faria neste sábado(27).

A realização é do pesquisador Marcelo Fróes, que, passados 14 anos da morte de Renato, segue remexendo em seus guardados atrás de boas "novas" que agradem aos fãs. As gravações feitas por Renato vão de 1984 a 1995 (a maior parte é de 94 e 95, seus últimos anos de vida). Sete dos 14 duetos são virtuais.

A viagem no tempo começa com Like a Lover, versão em inglês, lançada nos anos 60 por Sergio Mendes & Brasil 66, de O Cantador, de Dori Caymmi e Nelson Motta. Renato gravou-a na época de Equilíbrio Distante, seu disco em italiano, e Fernanda Takai a finalizou no ano passado.

Caetano foi a estúdio fazer o dueto póstumo com Renato em Change Partners, standard de Irving Berlin. Pela internet, a italiana Laura Pausini recebeu a voz de Renato em Strani Amori; reenviou o arquivo, com a sua voz junto, dois dias depois. A Leila Pinheiro coube La Solitudine. A cantora brasiliense Célia Porto e a paulistana Cida Moreira colocaram voz em Come Fa Un’Onda/ Como Uma Onda e Summertime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário