sexta-feira, 19 de março de 2010

Fragmentos de biografias nas livrarias

O biógrafo é um comerciante de detalhes", afirma Pierre Assouline na introdução de Rosebud – Fragmentos de Biografias (Editora Rocco). O título é uma referência ao filme Cidadão Kane, de Orson Welles, uma espécie de cinebiografia do magnata da imprensa William Randolph Hearst, que expira nas telas apegando-se a uma lembrança escondida em sua infância. São esses pequenos detalhes que definem uma vida que Assouline vasculha nestes fragmentos de biografias, descrevendo personalidades tão diversas quanto o escritor e poeta inglês Rudyard Kipling e o prefeito da cidade de Eure-et-Loir, Jean Moulin, símbolo da resistência à ocupação nazista na França.

Para Assouline, é nos pequenos detalhes "que se desenrola o essencial do teatro de sombras" de seus biografados. "Há mais de trinta anos que eu busco esse rosebud em todas as pessoas", revela.

O autor descreve a paixão de Kipling por automóveis e a dor do poeta ao ver seu filho desaparecer na Primeira Guerra Mundial, onde foi levado a combater por sua insistência e pelo peso do sobrenome; relata a ligação do fotógrafo Henri Cartier-Bresson com a pintura e o fascínio que um quadro de Goya exercia sobre ele; revela os dois endereços em Paris onde as vidas e as obras do escritor Honoré de Balzac e do pintor Pablo Picasso se cruzam.

Ao longo do livro, Assouline também espalha detalhes de biografias de outros personagens, entre os quais o testamento de Orson Welles; o fascínio que Cidadão Kane exerce também sobre o escritor Carlos Fuentes e sobre o cineasta Steven Spielberg, que comprou o que acredita ser o “Rosebud” do filme; o abandono do escritor inglês John Le Carré pela mãe; a necessidade da escritora Marguerite Duras de arrumar a cama todas as manhãs, ou não conseguia trabalhar; e os últimos dias do dramaturgo Samuel Beckett, em Paris, quando só deixava seu quarto em um asilo para limpar a cozinha de um velho casal de músicos, amigos seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário