sábado, 20 de março de 2010

O outono chegou



Ainda bem que a Terra, além de ser redonda, tem o eixo de rotação inclinado. É justamente por causa dos cerca de 23 graus em relação ao plano de sua própria órbita, que a humanidade é capaz de vislumbrar todos os anos as transformações mais óbvias da natureza: as estações.
E às 14h32 deste sábado, o outono chegou. As flores vão começar a secar, a temperatura ficará mais amena e as chuvas de verão serão gradualmente substituídas por nevoeiros e geadas. É a preparação para a próxima etapa, o inverno.
Outono, do latim tempus autumnus, refere-se aos dias da estação com a coloração do pôr do Sol, o ocaso. O conhecimento deste e de outros períodos do ano é mais antigo do que se supõe.
Os primitivos povos britânicos, por exemplo, construíam as “quatro pedras da estação”, o Stonehenge, na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Os cientistas acreditam que o monumento, construído por volta de 2100 a.C., era uma espécie de observatório astronômico. Como eles, diversos povos aprimoraram técnicas para saber o momento adequado de plantio e colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário