sexta-feira, 23 de abril de 2010

Orquestra de Câmara de Curitiba reúne convidados ilustres

O destaque da programação musical do fim de semana fica por conta do concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, com apresentação às 18h30 de sábado (24), na Capela Santa Maria (Conselheiro Laurindo, 273). O espetáculo, que integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo, tem como convidados ilustres o maestro Christopher Morris Whiting e as instrumentistas Betina Stegmann (violino) e Ana Valéria Poles (contrabaixo).

O repertório diversificado evidencia a versatilidade dos músicos, na execução de obras de compositores marcantes. O programa selecionado pelo maestro Christopher Morris Whiting abre com o “Concerto para Violino em Sol menor”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), prosseguindo com “Andante expressivo”, de Pedro Cameron (1948); “Ponteio nº 46” e “Dança Brasileira para Orquestra de Cordas”, de Camargo Guarnieri (1907 – 1993); e “Gran Duo Concertante para Violino e Contrabaixo”, de Giovanni Bottesini (1821 – 1889). Para encerrar, “Rikudim (Danças)”, de Jan Van der Roost (1956).

Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. A participação de músicos convidados fortalece a orquestra e a regência do norte-americano Christopher Morris Whiting evidencia a importância do grupo. Com uma extensa carreira orquestral, as atividades de Whiting englobam atuações como primeiro violino na orquestra da Deutsche Oper Berlin, no Festival de Cordas de Lucerna, na Rádio de Berlim, na Ópera de Zurique e na Orquestra Tonhalle de Zurique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário