quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os Grandes Palcos da Noite

À noite, a cidade pode se tornar um grande palco vazio, que espera, pacientemente, algo acontecer. Esse é o clima criado pela fotógrafa curitibana, Amanda Calluf, em sua nova exposição, Sleepwalking, que acontece entre os dias 29 de abril e 13 de maio, na Galeria de Arte Um Lugar Ao Sol (rua Jaime Reis, 134, São Francisco).

A exposição Sleepwalking, que marca o 10o aniversário da Um Lugar ao Sol, conta com 15 fotografias tiradas na cidade de Curitiba e seus arredores. Nas imagens, a luz e a escuridão mostram uma interpretação lírica dos cenários. “A ideia foi fugir do movimento da cidade para locais mais calmos durante à noite”, afirma a fotógrafa.

Para a Amanda, que recentemente participou da maior bienal internacional de fotografia e artes relacionadas a fotografia - Fotofest, em Houston (EUA), as imagens criam narrativas subjetivas por meio de uma interpretação lírica do cenário. “Cada cena adquire uma história, e cada pessoa carrega um mistério a espera de ser desvendado pela imaginação do espectador. O objetivo é entrar em um tempo mais lento, em algum lugar entre estar acordado e dormindo. A escuridão me carrega para longe e as luzes me trazem de volta. Imaginação, realidade, sonho, já não sei mais... Parece real, pode ser um sonho, estou sonambulando", conclui.

Amanda Calluf é curitibana começou a fotografar em 1998, quando ainda cursava a faculdade de Jornalismo. Desde 2003, se dedica a projetos pessoais, pensando questões da vida contemporânea por meio da fotografia. Já participou de exposições no Brasil, na Alemanha, na Bélgica e em Londres, sendo esta a sua segunda individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário