sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tradição japonesa no Centro Cívico

Neste sábado e domingo, a partir das 11h, no pátio do Museu Oscar Niemeyer (Centro Cívico), acontece o tradicional Hana Matsuri, o "festival das flores" onde os japoneses homenageiam o nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, ele deu sete passos para cada uma das quatro direções e, apontando para o céu disse "neste Universo, eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres". Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

Por isso, toda a decoração do evento é repleta de flores e demais detalhes ligados ao Budismo. Além disso, acontece o cortejo onde vários monges e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a imagem de Buda ainda criança. Os visitantes podem ir ao altar participar do kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.

Assim como nos demais matsuris, o local é repleto de barraquinhas de artesanato e de pratos japoneses, além das atrações culturais divididas entre os dois palcos: um voltado para a cultura tradicional japonesa (bon odori, taiko, artes marciais, karaokê) e outro voltado para a cultura pop (animê, mangá, músicas e danças contemporâneas).

Idealizado pelo agitador cultural Claudio Seto, o Hana Matsuri atrai admiradores da cultura japonesa com os mais variados gostos e idades. É um evento voltado para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário