sábado, 24 de julho de 2010

Exposições do Solar apresentam a arte das videoinstalações

Imagens e sons compõem a linguagem das intervenções mostradas no Solar do Barão até dia 8 de agosto, como resultado dos projetos que foram contemplados no edital Bolsa Produção para Artes Visuais 2009, da Fundação Cultural de Curitiba. O edital foi concebido com o objetivo de incentivar, por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade.

A artista plástica Ana Bellenzier registrou, durante 30 dias, um experimento para verificar se os pombos urbanos alimentados com sementes de flores colaboram para o crescimento delas. “Os pombos que habitam as Praças Tiradentes, Osório, Santos Andrade e o Passeio Público foram alimentados com sementes de flores diferentes das utilizadas no ajardinamento público, numa tentativa de restabelecer a condição natural destas aves como dispersoras de sementes”, explica a artista, que é bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

As imagens e sons dessas ações, unidas a um roteiro criado a partir das experiências vividas no decorrer do processo de trabalho, como também às informações científicas pertinentes à compreensão do universo deste experimento, resultaram na videoinstalação Ornitologia Urbana que empresta e transforma a linguagem do documentário científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário