quinta-feira, 8 de julho de 2010

Instituto britânico lança campanha "adote um Hitchcock"

O Instituto Britânico de Cinema (BFI, na sigla em inglês) convocou a população a adotar um filme de Alfred Hitchcock numa tentativa de arrecadar um milhão de libras (1,5 milhão de dólares) necessárias para restaurar nove obras do mestre.
Uma contribuição de 5 mil libras, via o site www.bfi.org/saveafilm, renderá ao doador um crédito na telona, enquanto 100 mil libras são suficientes para restaurar um filme inteiro.
Doações menores também são bem-vindas: 25 libras são o bastante para restaurar 50 centímetros de filme.
De acordo com o BFI, os primeiros filmes mudos de Hitchcock precisam de atenção urgente e são uma parte crucial da história cultural britânica.
A lista de nove filmes do instituto inclui "O Pensionista", aclamado como obra-prima no seu lançamento em 1926.
O diretor britânico, que morreu há 30 anos, é mais conhecido pelos thrillers de Hollywood, como "Psicose" e "Um Corpo que Cai". Ele foi indicado cinco vezes para o Oscar de melhor diretor, mas nunca venceu o prêmio.
Com as técnicas digitais, os negativos originais danificados poderão ser restaurados de forma significativa.
O BFI também promove uma busca nacional por 75 filmes faltantes e fez uma lista dos filmes "mais procurados". No topo, está "The Mountain Eagle", de 1926.
Esse foi um dos primeiros filmes dirigidos pelo cineasta e o único que se perdeu entre os mais de 50 longas dirigidos por ele.
"The Mountain Eagle", algo como o "santo graal" para os fanáticos por Hitchcock, se passa no Kentucky e conta a história de uma jovem professora chamada Beatrice que é forçada a deixar o vilarejo onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário