quinta-feira, 16 de setembro de 2010

No teatro: “Metaformose – Uma Viagem pelo Imaginário Grego”

O Grupo Delírio Cia. de Teatro tem se ocupado em fazer arte pela palavra de grandes escritores: Machado de Assis, Fernando Pessoa, Edgar Allan Poe e Franz Kafka. Entre seus projetos estava uma viagem pela obra do poeta paranaense Paulo Leminski. “Metaformose – Uma Viagem pelo Imaginário Grego” foi o ponto de partida.
“Metaformose Leminski: Reflexões de Um Herói Que Não Quer Virar Pedra” é um exercício de liberdade cênica, uma experimentação do espaço do teatro pela palavra, além da dramaturgia de conflito. É a transformação da palavra em imagem e dela para a reflexão humana, falando do medo, do amor, da morte, da memória, do sexo e ainda mais; da própria literatura que matéria prima, acaba por tornar-se conteúdo, proporcionando uma cena despojada e como contam os deuses, uma cena nascida do Caos e da Desordem. Enquanto Édipo, Medusa, Eco, Narciso e Afrodite vão contando suas histórias, uma radical conexão com a própria experiência de vida dos atores e uma raivosa busca de compreensão da poesia de Paulo Leminski vai buscando assumir uma forma diante do público; uma forma consciente de que, pela própria estrutura de “Metaformose”, deverá ser desconstruída diante deste mesmo público, para que tenha sentido e se comunique além da lógica linear.
“Metaformose - Uma Viagem pelo Imaginário Grego” está no Guairinha, às quartas, quintas, sextas e sábados, 20h e domingos, 19h, até 26 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário