sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Espetáculo une Coro da Camerata e grupo alemão

A Capela Santa Maria sedia neste sábado, 18h30, um concerto que une o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e o grupo alemão Carmina Mundi, dentro da temporada 2010 patrocinada pela Volvo. O espetáculo, que permite a troca de experiências entre os coros, também evidencia a importância do canto coral para a integração cultural. A regência estará a cargo de Helma Haller e Harald Nickoll (Alemanha) e o repertório tem obras de compositores brasileiros, além de representantes da Suíça, Estônia, Alemanha, França e Estados Unidos.

O programa será dividido em três partes, começando pela interpretação do Coro da Camerata, sob a regência de Helma Haller, de obras dos brasileiros José Maurício Nunes Garcia e Chico Buarque de Hollanda e do suíço Ernst Widmer. Na sequência, o Coro Carmina Mundi, comandado por Harald Nickoll, apresenta composições de Urmas Sisask, da Estônia, dos alemães Johannes Brahms e Fanny Mendelssohn Hensel, do francês Adam de La Hale e do norte-americano Eric Whitacre.

Para encerrar, Helma Haller e Harald Nickoll dirigem os dois grupos na execução de peças dos compositores alemães Johannes Brahms e Johann Sebastian Bach. Na útima música do concerto, os coros interpretam Oração pela Paz, numa homenagem ao compositor Henrique de Curitiba.

A oportunidade da apresentação conjunta destes dois importantes grupos musicais é comemorada pelo maestro Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba: “O Grupo Carmina Mundi viaja ao Brasil sob os auspícios do Instituto Goethe de Curitiba, que tem nos acompanhado em vários e importantes projetos, reforçando nossos ânimos e contribuindo para as oportunidades de interação e troca de experiências entre os coros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário