quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

29ª Oficina de Música de Curitiba começará neste domingo

Considerado o maior e mais antigo evento de formação musical da América Latina, a 29ª Oficina de Música de Curitiba, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) deve receber cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários países de 9 a 29 de janeiro de 2011.

A Oficina trabalhará com diferentes formações. Na programação: Orquestras Sinfônicas de Câmara, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio.

Serão duas fases: a primeira, de 9 a 19, de Música Erudita e Antiga; a segunda, de 20 a 29, de MPB. Entre as novidades de 2011 está o Festival Praias, patrocinado pela Copel. Entre os dias 7 e 29, as praias de Matinhos e Ipanema recebem atrações da Oficina de Música.

Além disso, pela primeira vez, a Oficina conta com um curso de Harpa, ministrado pela escocesa Jennifer Campbel, radicada no Brasil e harpista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. A instrumentista também realiza um concerto solo, no dia 14 de janeiro, às 19h, no SESC da Esquina.

Na fase de Música Erudita e Antiga, a Oficina contará com grupos residentes, como a Orquestra do Algarve (Portugal) e o Fry Street Quartet (Estados Unidos). Nesta primeira etapa também será lembrado o centenário de morte do compositor austríaco Gustav Mahler.

Grandes nomes como Edu Lobo, Zeca Baleiro e a Orquestra À Base de Corda também participam da fase de MPB. Além deles, Toninho Ferrragutti, Ricardo Takahashi, Maira Morais, Adriana Schincariol, Raiff Dantas Barreto, Zé Alexandre Carvalho, Paquito de Rivera e Leny Andrade. Bate-papos com Roberto Muggiati, entrevistando Alice Ruiz, Raul de Souza e Silvio Back completam a programação.

A proposta desse projeto é descobrir e contribuir para a formação de novos talentos. Durante vinte dias, professores, alunos e público convivem em aulas, ensaios e apresentações diárias, o que resulta em um trabalho de muita qualidade e diversidade”, diz a diretora-geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade.

Mais informações: www.oficinademusica.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário