quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Filme brasileiro fica fora da disputa pelo Oscar

O filme "Lula, o Filho do Brasil", escolhido para representar o país nas indicações ao Oscar 2011, está fora da lista da Academia para seguir na disputa pela estatueta de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Segundo comunicado divulgado na quarta-feira no site do Oscar, nove produções foram pré-selecionadas entre as 66 previamente indicadas.
O comitê do Oscar representado por centenas de integrantes baseados em Los Angeles escolheu seis filmes e o comitê da Academia em língua estrangeira apontou mais três.
A lista final, com cinco indicados, será anunciada na próxima terça-feira. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 27 de fevereiro.
"Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi escolhido em setembro para ser o representante do país, que ainda busca seu primeiro Oscar.
A cinebiografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorre a trajetória dele desde a infância, saindo de Caetés (PE) em pau-de-arara em 1952, com a mãe, dona Lindu (Glória Pires), e irmãos, rumo a Santos (SP).
Em São Bernardo do Campo, Lula (na fase adulta, interpretado pelo estreante em cinema Rui Ricardo Diaz) tornou-se operário e sindicalista, antes de entrar para a política.
Veja os filmes escolhidos:
África do Sul - "Life, above All", de Oliver Schmitz
Argélia - "Hors la Loi" ("Outside the Law"), de Rachid Bouchareb
Canadá - "Incendies", de Denis Villeneuve
Dinamarca - "In a Better World", de Susanne Bier
Espanha - "También la Lluvia" ("Even the Rain"), de Iciar Bollain
Grécia - "Dogtooth", de Yorgos Lanthimos
Japão - "Confessions", de Tetsuya Nakashima
México - "Biutiful", de Alejandro Gonzalez Inarritu (estréia nesta sexta, 21, no cinema).
Suécia - "Simple Simon", de Andreas Ohman

Nenhum comentário:

Postar um comentário