quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Museu Oscar Niemeyer deixa de ser secretaria e terá conselho de curadores

O secretário da Cultura, Paulino Viapiana, definiu as diretrizes de trabalho para o Museu Oscar Niemeyer – MON. Com a extinção da Secretaria Especial, criada para administração do espaço, o museu ficará ligado agora diretamente à pasta de Viapiana. O secretário contará com a assessoria da artista plástica Estela Sandrini, que assume a gerência do museu, em substituição a Vera Regina Maciel Coimbra. “O MON figura hoje entre os mais importantes espaços expositivos do Brasil, reconhecido internacionalmente. Nossa intenção é incrementar o trabalho desenvolvido no local”, diz o secretário.

Paulino Viapiana destaca que uma das primeiras ações a serem implantadas será formar o Conselho Curatorial do MON, uma das metas de governo definidas para a cultura. Para formar o conselho, o secretário explica que pretende promover amplo debate com curadores que já participam de conselhos em museus de todo o País, professores ligados à área e também com pessoas da sociedade civil ligadas à cultura.

Queremos ouvir os especialistas e a sociedade para que a escolha dos membros seja feita de forma criteriosa e com base nas diretrizes traçadas para o espaço”, comenta. Entre as atribuições definidas nas metas está democratizar a agenda do Museu, garantir a qualidade da programação e o padrão de atendimento e integrar as ações do MON aos demais museus do sistema.

Para a curitibana Estela Sandrini, conhecida pelo nome artístico de Teca Sandrini, trabalhar no MON é um grande desafio e também a realização de um sonho para qualquer artista. “O MON é um espaço que abriga importantes mostras. Pretendemos manter a qualidade das programações e também abrir espaço para as novas mídias”, destaca Estela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário