domingo, 9 de janeiro de 2011

Tribunal rejeita ação de plágio contra autora de Harry Potter

Uma juíza dos Estados Unidos rejeitou um processo movido contra a autora de "Harry Potter", J.K. Rowling, em que era acusada de copiar o trabalho de outro autor ao escrever o livro "Harry Potter e o Cálice de Fogo".
O responsável pela propriedade do falecido autor Adrian Jacobs havia dito que o enredo do livro, o quarto de uma série de sete publicações de grande sucesso que se tornou uma franquia multibilionária de cinema, copiou partes da história de seu livro "Willy the Wizard", incluindo a competição de magos, e a ideia de magos viajando nos trens.
A Scholastic Corp, editora dos livros de Harry Potter nos EUA, acolheu positivamente a decisão da juíza Shira Scheindlin, citando sua frase: "...os contrastes entre o conceito total e a impressão dos trabalhos é tão extrema que qualquer comparação séria entre os dois seria uma ingenuidade".
"A rápida rejeição do tribunal sustenta nossa posição de que o caso não tinha mérito algum e que comparar Willy o Mago à série Harry Potter é absurda", disse a empresa em comunicado.
Em outubro, o juiz responsável por um caso semelhante de plágio no Tribunal Superior de Londres disse que as alegações feitas por Paul Allen, responsável pela propriedade de Jacobs, eram "improváveis". No entanto, o juiz recusou um pedido dos advogados de Rowling e de sua editora britânica por um julgamento imediato rejeitando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário