domingo, 9 de janeiro de 2011

Você vai à Alemanha? Uma exposição polêmica faz sucesso em Berlim

A primeira exposição alemã no pós-guerra dedicada ao ditador nazista Adolf Hitler foi prorrogada em três semanas devido à demanda popular, anunciou o Museu Histórico Alemão (DHM) na quinta-feira.
Nos últimos três meses, mais de 170 mil visitantes foram ver a exposição "Hitler e os Alemães", que explora os vínculos entre a sociedade alemã e a ascensão de Hitler ao poder, em 1933.
"Houve grande interesse por parte de alemães e também de turistas internacionais", disse o porta-voz do museu, Rudolf Trabold. "Temos recebido grande número de visitantes de toda a Europa".
O museu anunciou que a exposição agora ficará em cartaz até 27 de fevereiro.
O museu ficou muito satisfeito com o grande número de visitantes, uma vez que a exposição estuda o legado nazista da Alemanha, incluindo a 2a Guerra Mundial e o Holocausto.
A mídia alemã expressou o receio de que a exposição se tornasse popular entre os neonazistas, que idolatram Hitler, mas não foram relatados problemas nesse sentido.
Embora estejam expostos inúmeros objetos ligados ao nazismo, desde uniformes da SS e da Gestapo até um aparador da sala de trabalho de Hitler, a exposição mostra como todos os setores da sociedade alemã - a mídia, a indústria, a Igreja, as escolas - contribuíram para consolidar o culto a Hitler na década de 1930 e continuaram a alimentá-lo ao longo da 2a Guerra Mundial, até o momento em que a derrota se tornou iminente.
"Não considero (a exposição) uma glorificação (de Hitler), de maneira alguma", disse à Reuters Stephan J. Kramer, secretário-geral do Conselho Central de Judeus da Alemanha.
"É uma contribuição importante, mas ainda não formula a pergunta de como foi possível que alguém como Hitler tenha chegado ao poder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário