terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Arriba Cartagena! no Beto Batata

Um olhar diferente sobre o caribe colombiano é a proposta da exposição Arriba Cartagena! que a jornalista e fotógrafa Mariângela Guimarães apresenta no Espaço Cultural Beto Batata (rua Professor Brandão, 678 Alto da XV). São apresentadas 14 imagens de Cartagena das Índias que fogem do lugar-comum do principal destino turístico da Colômbia. O tema escolhido foi a festa popular da independência da cidade, que traz em sua essência muitas semelhanças com o carnaval brasileiro. O critério de escolha das fotos revela as afinidades culturais entre os dois países principalmente quando o assunto é música e cores vibrantes.

O título Arriba Cartagena! faz referência direta a essa animação. Para a jornalista a mostra é uma chance de apresentar ao público curitibano um momento quase desconhecido pelos turistas. Ela conta que essa exposição é um olhar brasileiro num país vizinho que apesar das diferenças guarda algumas semelhanças com o nosso povo. “É um enfoque não explorado pelo turismo. O que eu procuro mostrar é que além das belezas naturais daquele patrimônio da humanidade existe, também, uma beleza humana que precisamos prestar atenção”, conta.

Mariângela explica que ao contrário das paisagens deslumbrantes de Cartagena das Índias, buscou selecionar flagrantes populares. “As imagens que são apresentadas nesta exposição revelam um pouco da cultura do povo colombiano. Personagens anônimos que se fantasiam com roupas coloridas e dançam no centro da cidade com uma alegria e espontaneidade muito parecida com o carnaval de rua do Brasil”, comenta.

Paranaense de Jacarezinho, Mariângela Guimarães vive há oito anos em Amsterdã, na Holanda há alguns anos. Atualmente é redatora na Radio Nederland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário