domingo, 20 de fevereiro de 2011

Com saudação aos orixás, escolas e blocos animam desfile de Carnaval em Curitiba

“Pinhais pede a benção e saúda os orixás”. Esse é o enredo que a Escola de Samba Unidos de Pinhais apresenta no desfile da Avenida Cândido de Abreu, no sábado de Carnaval. Uma das mais tradicionais do Carnaval curitibano, a Unidos de Pinhais sai este ano no grupo B, e promete caprichar no desfile, com uma homenagem ao candomblé. Ela disputa uma vaga no grupo principal com a Escola de Samba Os Internautas, cujo enredo “Pinhais, uma dádiva da natureza” enaltece os pinheirais existentes naquele município da região metropolitana de Curitiba.
Aproximadamente 200 componentes defendem as cores da Unidos de Pinhais. A comissão de frente, representando os orixás, abre o desfile, seguida pela ala de Ogã, os iniciados no candomblé. Na bateria ficarão os representantes de Ogun, o Guerreiro, e na ala das baianas estarão as Ialorixás, mães de santo. O mestre-sala e a porta-bandeira levam as cores de Iemanjá. No carro alegórico, a pomba gira simboliza a alegria que contagia os foliões.
A Escola de Samba Os Internautas igualmente conta com 200 integrantes para desenvolver o enredo que homenageia o município de Pinhais, onde também está sediada. Os pinheirais, a gralha azul, a nascente do Rio Iguaçu, os moinhos e as olarias são símbolos da cidade que aparecem nas fantasias e alegorias. A escola ainda enaltece a vitalidade do povo e o progresso do município, emancipado em 1992.
Clique aqui e leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário