terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Guia de Lisboa baseado em dicas de Fernando Pessoa

Já pensou em conhecer Lisboa, em Portugal, tendo como base nada menos que as dicas turísticas de um dos moradores mais conhecidos da capital lusitana, o poeta Fernando Pessoa (1888 -1935)?
É dessa maneira que leitores do livro Lisboa em Pessoa - Guia Turístico e Literário da Capital Portuguesa, do jornalista literário João Correia Filho, sentem-se ao ler e colocar em prática as dicas que compõem a publicação. O livro, que traz mais de 100 lugares especiais de Lisboa, chega às livrarias neste mês, através da Editora LeYa, custando R$ 79,90.
Tendo como base o livro “Lisboa: O Que o Turista Deve Ver”, escrito por Pessoa em 1925, mas editado apenas em 1992, Correia Filho conseguiu criar esse roteiro turístico, forma como ele mesmo define o livro. “Obviamente que Pessoa passou por locais que não existem mais nos dias de hoje, mas os principais pontos visitados naquela época já existiam e estão no livro”, diz.
A partir disso, o jornalista fez um mapeamento do roteiro daquela época destacando os locais mais visitados. “Nessa seleção estão aqueles espaços que considerei mais interessantes aos turistas”, conta.
A torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, a estátua do Marquês de Pombal e o Castelo de São Jorge são alguns exemplos dos pontos turísticos indicados por Pessoa e por Correia Filho.
Além das informações provenientes do livro de Pessoa, Correia Filho entrou em contato com pesquisadores portugueses no intuito de colher mais histórias sobre a cidade. “Consegui mais informações em livros de Juarez Pedrosa, Eça de Queiroz, José Saramago, Mário de Carvalho, entre outros. Finalizar o guia foi como montar um quebra-cabeça”, explica. Além dos pontos turísticos, Lisboa em Pessoa traz ao leitor lugares ligados à vida do poeta, tais como o Café A Brasileira e própria casa de Fernando Pessoa, que atualmente abriga um centro cultural.
Portanto, quem está com a viagem marcada ou querendo conhecer a capital, Lisboa em Pessoa pode trazer roteiros recheados de histórias e literatura portuguesa. “O livro é um bom companheiro. Traz a alma portuguesa descrita por aqueles que esmiuçaram a cidade. A essência dos escritores tira o turista da superficialidade de uma cidade nova”, define.

Nenhum comentário:

Postar um comentário