domingo, 20 de fevereiro de 2011

Joyce lança "Samba-Jazz & Outras Bossas"

A cantora e compositora Joyce e o instrumentista Tutty Moreno são casados na vida e na música. Ironicamente, em 30 anos de união, nunca haviam lançado um disco juntos. Em 2007, quando celebraram as três décadas que se passaram desde que seus caminhos afetivos se cruzaram em Nova York, decidiram mudar o rumo da história. E o fizeram com um bonito álbum em homenagem ao gênero que serviu de trilha sonora para dois nos anos 60. Gravaram Samba-Jazz & Outras Bossas, primeiro lançado no exterior pela gravadora inglesa Far Out e agora, quase quatro anos mais tarde, no Brasil, pela Biscoito Fino.
A demora do lançamento brasileiro ocorreu por exigência contratual. Segundo a cantora, quando se grava por encomenda de um selo de fora, “eles pedem um prazo, pois, quando o CD sai no Brasil, acaba voltando para lá como importado, a preços mais baixos”. Isso se torna uma concorrência injusta com quem bancou a produção.
A versão do disco que chega às lojas brasileiras não é idêntica à original. Foi encorpada. O choro instrumental “Garoto”, dedicado ao gênio musical Aníbal Sardinha (1915-1956), cujo nome artístico era Garoto, ganhou letra e virou faixa-bônus. Na verdade, a primeira ideia de Joyce, que ano passado relançou (pela EMI) seu álbum mais popular, Feminina (1980), era realizar um trabalho instrumental. A proposta gerou um entrevero doméstico.
Tutty – justamente ele, que é um instrumentista – além de compositor, a convenceu de que Joyce não poderia excluir seu lado de cantora. Assim, o trabalho acabou ganhando novas composições e voz, além de músicas que ela chama de “dedicatórias”, escritas por ou a respeito de compositores que influenciaram na formação musical do casal. Dentre eles, Baden Powell, Vinicius de Moraes (Berimbau), Luiz Reis e Haroldo Barbosa (“Devagar com a Louça”); e Moacir Santos, Raymond Evans e Jay Livinsgtone (“April Child”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário