segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lady Antebellum e Arcade Fire dominam o Grammy

O trio country Lady Antebellum e a banda canadense de rock Arcade Fire ganharam os principais prêmios Grammy, no domingo, numa cerimônia cheia de zebras e com uma humilhante derrota para Eminem.
O rapper era o artista com mais indicações - dez -, mas levou apenas dois troféus.
Já o trio Lady Antebellum saiu da cerimônia com cinco prêmios, inclusive melhor canção e melhor gravação do ano. É a segunda vez consecutiva que o gênero country domina o evento, que no ano passado teve Taylor Swift como grande destaque.
A festa do Lady Antebellum só não foi completa porque o Arcade Fire levou o principal prêmio, o de álbum do ano, o que surpreendeu os críticos. A banda já havia perdido essa disputa em duas ocasiões, e seus integrantes pareceram perplexos ao ouvirem a apresentadora Barbra Streisand fazer o anúncio.
O álbum "The Suburbs" ganhou o Grammy depois de liderar as paradas dos EUA e do Canadá, no ano passado, sem o apoio de uma grande gravadora. Foi a primeira vez que uma banda de rock recebe esse prêmio desde o U2 em 2005.
O prêmio de revelação também foi uma surpresa: a baixista Esperanza Spalding, superando dois ídolos canadenses do momento, Justin Bieber e Drake, que tinham duas e quatro indicações, respectivamente, mas voltaram para casa de mãos vazias.
Spalding, de 26 anos, é a primeira artista de jazz indicada ao prêmio de revelação nos últimos 35 anos. Mas ela não é exatamente uma novata, já que lançou seu disco de estreia em 2008.
A cantora pop Lady Gaga e o rapper Jay-Z levaram três troféus cada um.
Eminem, retomando sua carreira com um disco que fala da sua luta contra a dependência química, era o favorito para agradar aos 12 mil membros da indústria fonográfica que votam no Grammy. Mas ele ficou apenas com os troféus de melhor álbum de rap ("Recovery") e solo de rap ("So Afraid").
Dono de 13 Grammys ao longo da carreira, Eminem já foi derrotado três vezes na categoria álbum do ano, e nunca venceu também como melhor gravação ou canção.
O Grammy premiou artistas em 108 categorias. Outros ganhadores múltiplos foram o produtor de música clássica David Frost (quatro), o guitarrista Jeff Beck, o cantor e compositor de soul John Legend (três cada), o cantor Usher e a banda de rock Black Keys (dois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário