segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Romero Britto presenteia Dilma com retrato publicado no New York Times

Depois de ter investido U$ 20 mil para publicar um retrato da presidente Dilma Rousseff na revista semanal do jornal norte-americano New York Times, o artista pernambucano Romero Britto foi recebido nesta segunda-feira (14) pela presidente no Palácio do Planalto. Britto lhe deu de presente à a obra que foi publicada em anúncio de página inteira na New York Times Magazine, em janeiro.

A audiência foi pedida por Britto logo no começo do ano. O artista, conhecido por seus painéis coloridos e geométricos, mora em Miami onde tem uma galeria. No retrato, Dilma aparece em tons fortes.

Britto é conhecido como um artista brasileiro da arte pop. Suas obras conquistaram o gosto dos norte-americanos e de europeus. Em dezembro de 2010, Britto inaugurou sua segunda exposição individual no Museu do Louvre, em Paris. Imagens de sua obra também foram projetadas no Castelo Trazberg, na Áustria.

A inspiração para pintar o retrato da presidenta, de acordo com o artista, ocorreu durante a campanha, quando a então candidata visitou o Hospital da Mulher no Rio de Janeiro. Segundo o artista, ele ficou emocionado ao ver a presidente observando um painel de sua autoria que decora uma das paredes do hospital.

Ao vê-la observando meu trabalho percebi que ela estava tão contente que fiquei emocionado. Aí pensei: tenho que pintar um retrato para a Dilma”, disse o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário