quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um espetáculo para olhar com a imaginação

A vontade de montar um espetáculo ao molde dos tradicionais circos de pulgas – populares na Europa no século 18 – movia os integrantes do Centro Teatral Etc e Tal há dez anos. Esse foi o tempo necessário para a maturação da pesquisa que culminou na peça “O Maior Menor Espetáculo da Terra”, que estréia nesta sexta-feira (25) e permanece em cartaz até domingo (27). No Teatro da Caixa.
O grupo carioca leva ao palco pulgas cantoras, acrobatas e malabaristas - que na verdade partem da imaginação do público. O título que brinca com a ideia de opostos define exatamente a dinâmica do espetáculo. “Fizemos uma adaptação criando o maior circo de pulgas que existe”, conta Melissa Teles Lobo, atriz que também assina texto e direção ao lado de Alvaro Assad. O ator Marcio Moura completa o elenco.
O poder ilusório da mímica, elemento presente no trabalho do grupo carioca, é aliado à maquinaria que delineia o centro do picadeiro. Os números com pulgas (ou supostas pulgas) aconteciam no meio da rua, tendo apenas uma mala como espaço cênico. Adaptado, os circos de pulgas aparecem no espetáculo com algumas modificações.
No palco os três substituem o único ator que tradicionalmente protagonizava o circo de pulgas. Para fazer uma releitura da obra e adaptá-la para a uma sala de teatro, o grupo contou com a consultoria de Domingos Montagner, da Cia La Mínima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário