segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vai ao Rio de Janeiro? Gosta de fotografias? Então não deixe de ver a exposição Retratos do Império e do Exílio

Até dia 29 de maio, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta a mostra Retratos do Império e do Exílio, com 150 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura.

Os visitantes poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública.

Também estarão na mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de imagens dos fotógrafos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros.

O Instituto Moreira Salles fica na rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Informações: (21) 3284-7400

http://twitter.com/imoreirasalles
www.blogdoims.com.br
http://ims.uol.com.br/Cinema/D17/P=632

Nenhum comentário:

Postar um comentário