quinta-feira, 17 de março de 2011

Novas exposições entram em cartaz no Solar do Barão

As salas do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão (rua Carlos Cavalcanti, 533), estão tomadas por novas exposições, com diferentes propostas e abordagens artísticas. Entre mostras individuais e coletivas, o público terá oportunidade de conhecer o trabalho de dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros, traçando um panorama das artes visuais da atualidade.
Organizada por Paulo Reis e Ana González, “Publicações de Artista” é um mostra que reúne projetos de arte elaborados por artistas de diversos pontos do Brasil e de outros países.
Outra mostra que caminha no mesmo sentido é “Conversas”, que tem como foco o processo de elaboração de uma exposição. Os artistas que participam das “Conversas” com suas propostas artísticas são Felipe Prando, Regina Melim, Vitor César e Graziela Kunsch.
A artista paulista Célia Euvaldo, que possui extenso currículo de exposições no Brasil e no exterior, mostra suas pinturas em Curitiba. Na técnica de óleo sobre tela, as obras de grandes dimensões são elaboradas em gestos precisos, com economia de ações.
A Loja da Gravura abriga a exposição “Apegos”, resultado de uma pesquisa desenvolvida por Joana Corona e Ricardo Corona, com montagem a cargo de Eliana Borges e Cleverson Luiz Salvaro. Trata-se de uma mostra de pequenos objetos que circundaram a vida e a obra dos escritores Valêncio Xavier (1933 - 2008) e Wilson Bueno (1949 - 2010).
Outra mostra reúne obras do acervo do Museu da Gravura. Uma das estrelas da exposição é a obra do artista americano Andy Warhol, mas também merecem destaque as gravuras de Rubem Grilo, Lasar Segal, Tessa Beaver, Ernesto Bonato, Bernardo Caro, Guilherme Zamoner e Yvan Lanfontaine.
Ana González, coordenadora do Museu da Gravura, diz que com essas mostras o museu se transforma num espaço de experimentação de arte contemporânea. “Teremos um período de muito trânsito de artistas pelo Solar, o que deverá gerar boas discussões sobre a arte”, afirma. “De um lado, a experimentação da arte contemporânea fervendo, e de outro, alguns dos melhores exemplos da arte moderna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário