terça-feira, 1 de março de 2011

Números preocupantes: mais de 70 municípios do Paraná já confirmaram casos de dengue em 2011

A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta segunda-feira (28) o informe técnico semanal que traz a confirmação de 2.193 casos de dengue em 76 municípios. Londrina concentra o maior número de casos confirmados (1.089), seguido por Jacarezinho (489) e Cornélio Procópio (179). “Esta situação iniciou-se em 2010 e é consequência da falta de planejamento e ações articuladas entre Estado e municípios, o que estamos corrigindo agora”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Dos casos confirmados, 39 foram informados como graves - 30 casos de dengue com complicação (DCC) e nove de febre hemorrágica por dengue (FHD), sendo que 36 casos evoluíram para cura e três pessoas morreram. Duas mortes foram confirmadas em Jacarezinho e uma em Londrina.

Para dar ênfase à assistência, uma das prioridades do plano emergencial de combate à dengue da atual gestão, nesta segunda-feira (28) a Secretaria da Saúde promoveu em Londrina um treinamento específico para profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes de dengue nas UTIs.

Trouxemos o médico intensivista Kleber Luz, que é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e umas das maiores autoridades neste assunto, para falar sobre a assistência aos pacientes que podem evoluir para as formas mais graves de doença”, afirmou Sezifredo Paz. Além dos 31 profissionais que participaram do treinamento presencial, uma parceria com a Unimed Londrina possibilitou que a palestra fosse transmitida para mais sete regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário