segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cinemateca apresenta curtas paranaenses premiados

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta quinta-feira (14), às 20h, em sessão única, os seis curtas-metragens paranaenses que se destacaram na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes festivais dedicados ao audiovisual no Brasil.
Após a exibição dos filmes haverá debate com os realizadores, mediado por Pedro Maciel Guimarães, curador da seleção de curtas da Mostra Tiradentes. Ainda participam da conversa a coordenadora adjunta do festival, Fernanda Hallak d’Angelo, e a produtora executiva Mônica d’Angelo Braga.
Além da primeira exibição na cidade de “Vó Maria”, que recebeu o prêmio de melhor curta pelo júri da crítica, a sessão traz “Deus”, de João Krefer, considerado pelo professor e crítico cearense Marcelo Ikeda um dos mais interessantes trabalhos exibidos no festival. “Mesera”, de Pedro Merege, foi descrito pelo site mineiro Filmes Povo como “um tipo de filme um pouco em falta no cinema nacional, que aposta em uma história simples e procura contá-la a partir de recursos expressivos”.
“Bolpebra”, de Guilherme Marinho, João Castelo Branco e Rafael Urban, em sua estreia em Curitiba, é “um filme de fronteira tríplice: nem documentário, nem ficção, nem ensaio, mas os três ao mesmo tempo”, nas palavras de Cristian Borges, membro do júri da crítica do festival. Outros dois curtas, já consagrados também em outros eventos, completam a sessão: “Meu Medo”, de Murilo Hauser – Melhor Animação no Festival Internacional de Curtas do Rio –, e o londrinense “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota – vencedor de cinco prêmios no Festival de Cinema de Gramado.
Pedro Maciel Guimarães, responsável pelo seleção dos filmes, é jornalista e crítico de cinema, mestre e doutor em Cinema e Audiovisual na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris. Também foi responsável pela seleção de curtas e colaborador do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, além de professor da Faculdade de Comunicação da Faap. Atualmente, é pós-doutorando da ECA-USP, com trabalho sobre os atores do cinema brasileiro.
Veja a sinopse dos filmes em http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cinemateca-apresenta-curtas-paranaenses-premiados/22502

Nenhum comentário:

Postar um comentário