terça-feira, 5 de abril de 2011

Curitiba celebra em abril o Mês da Dança

Uma extensa e variada programação comemora em abril o Mês da Dança. Inspirado no “Dia Internacional da Dança” (29 de abril), instituído pela Unesco, o Mês da Dança ganha a sua segunda edição em Curitiba, integrando-se ao calendário cultural da cidade com uma série de eventos que tem o objetivo de dar visibilidade às atividades desenvolvidas na área.
Nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba serão realizados encontros com representantes de outros segmentos artísticos, para mostrar a relação entre a dança e outras linguagens. Vários artistas participarão da programação com seus depoimentos e suas obras. “Este ano intensificamos a proposta de estabelecer a relação da dança com a música, a literatura, o circo, o cinema e as artes visuais”, diz a coordenadora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, Eleonora Greca.
Uma das atrações da programação é o debate da coreografia “Paralelo”, inspirada na música de Tom Zé e encenada pelo Grupo Corpo. Num bate-papo que acontece no Conservatório de MPB, o público terá oportunidade de entender o processo de criação dessa obra que une música e dança, conversando com o músico Sérgio Albach, coordenador do Conservatório, e com a bailarina Christina Purri, ex-integrante do Grupo Corpo.
Estão agendados bate-papos, exposições de gravuras, leituras de textos, apresentações em vídeo de trechos das obras, disponibilização de acervos, exibições de documentários e vídeos-dança, exposição de fotos, performances e mesa-redonda. O mês encerra com a Mostra Paranaense de Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário