sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mais de 600 projetos culturais inscritos no Mecenato

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu inscrições de 633 projetos culturais de artistas profissionais e iniciantes interessados em receber recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, por meio do Mecenato Subsidiado. A maior parte dos projetos é das áreas de música (31%), audiovisual (21%) e artes cênicas (21%). Os projetos recebidos já foram encaminhados às comissões que farão a análise de mérito.
Do total de projetos apresentados, 489 são de artistas não iniciantes, enquanto 144 são propostas apresentadas por iniciantes. Entre os empreendedores iniciantes, as áreas mais procuradas são de audiovisual (33%) e música (29%). Entre os mais experientes, além desses dois segmentos, é também significativo o percentual de projetos de artes cênicas. As outras áreas contempladas são artes visuais, literatura, patrimônio histórico, artístico e cultural, e folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.
O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato será de R$ 88 mil para os não iniciantes e de R$ 44 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social, conforme prevê a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os recursos devem ser captados junto a empresas que, mediante renúncia fiscal do município, podem destinar até 20% do imposto devido ao projeto cultural. A previsão é que até julho sejam divulgados os resultados dos julgamentos de mérito pelas comissões, quando então os proponentes poderão iniciar a captação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário