quinta-feira, 19 de maio de 2011

Trilhas sonoras raras estarão no programa “Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema”

O programa radiofônico "Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema", produzido por Tiomkim e que vai ao ar há 17 anos pela FM 97.1 E-Paraná, traz com exclusividade na edição deste domingo (22), às 22h, duas trilhas sonoras de colecionadores: “O Rancoroso” (The Strange One/1957), dirigido por Jack Garfein; composições de Kenyon Hopkins, e “Olhos Azuis, Sentença de Morte” (Tony Arzenta/1973), direção de Duccio Tessari e músicas de Gianni Ferrio. Ambas as trilhas são peças raras, sendo que seus vinis (LPs) originais chegam a custar 500 dólares no circuito de colecionadores.

“O RANCOROSO” - Lançado no ano passado em DVD nos EUA, e inédito no Brasil, o filme “O Rancoroso” é a estreia dos atores Ben Gazzara e George Peppard. Trazendo na direção o desconhecido Jack Garfein e trilha sonora composta por um dos mestres da música no cinema, Kenyon Hopkins. Uma trilha com forte influência jazzística, também nunca foi lançada comercialmente no Brasil.

Hopkins é autor de soundtracks de filmes de Elia Kazan (Baby Doll, Rio Violento), Sidney Lumet (Doze Homens e Uma Sentença) e Robert Rossen (Lilith). O filme ficou famoso na época por ter dado muita dor de cabeça ao seu produtor Sam Spiegel, que foi abrigado a atenuar a temática homossexual da história, devido à censura nos anos 50.

“OLHOS AZUIS, SENTENÇA DE MORTE” - O compositor italiano Gianni Ferrio, mais conhecido como autor da música do spaghetti western “O Dólar Furado” (1965), tem em seu curriculum uma pequena obra-prima – a trilha sonora de “Olhos Azuis – Sentença de Morte” (Big Guns/Tony Arzenta/ 1973), um violento drama policial dirigido por Duccio Tessari e estrelado por Alain Delon, no auge do sucesso e da beleza. Recentemente o compositor foi redescoberto por Quentin Tarantino, que incluiu temas musicais de Ferrio em “Bastardos Inglórios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário