segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gaetano Pesce. arquiteto e designer italiano, faz palestra no Museu Oscar Niemeyer

Nesta segunda-feira, às 19h, o arquiteto e designer italiano, Gaetano Pesce, fará uma palestra no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento - com entrada franca - é uma realização da Associação de Decoração Ponto de Apoio e conta com produção da Planeta Brasil, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Caixa Econômica Federal e Stop And Go Turismo.

“Esse evento vai de encontro com um dos nossos objetivos, que é a promoção de atividades ligadas à arquitetura e ao design. Buscamos trazer expoentes dessas áreas, a fim de aprimorar e contribuir com o segmento”, revela Marcos Pereira, presidente da Associação de Decoração Ponto de Apoio.

Pesce é conhecido por seus objetos de cores intensas, formas orgânicas e materiais inusitados. Como arquiteto, propõe uma integração total entre o indivíduo, construção e ambiente, valorizando o lado prático sem esquecer o aspecto emocional. O Italiano de La Spezia tem escritório em Nova Iorque, mas suas criações estão espalhadas pelo mundo e seus trabalhos integram coleções permanentes do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque); do Musee des Arts Decoratifs e no Centro George Pompidou, de Paris; do Design Museum, de Londres; do Moka, de Los Angeles; da Trienalle di Milão; e do CCA, de Montreal.

“Gaetano cria os materiais com que trabalha. A arquitetura e o design dele extrapolam a forma e o conforto. Ele faz o anti-design. Seus trabalhos expressam pontos de vista filosóficos, existenciais, políticos, surpreendendo e inovando sempre”, observa a produtora Consuelo Cornelsen.

Desde os anos 70, Gaetano Pesce acredita que a arquitetura e o design devem ser uma representação da realidade e um documento dos tempos. “Tudo nele é inusitado, irreverente, ousado e magnífico. Diante de suas criações ninguém fica impassível. Ele consegue fazer a mágica de ser único”, completa Consuelo.

Sobre Gaetano Pesce – Nascido em 1939 em la Spezia, Gaetano Pesce é considerado um dos mais versáteis e não-convencionais designers da última metade do século e tem expandido noções e estruturas do Novo Design Italiano durante toda a sua carreira. Depois de estudar arquitetura e desenho industrial em Veneza no início da década de 60, passou a produzir trabalhos em pintura, escultura, filme, teatro, design e arquitetura, além de ser um dos fundadores do Grupo N, grupo de artistas envolvidos na arte emergente do movimento Bauhaus.

Informações e inscrições: (41) 3018 9720.

Nenhum comentário:

Postar um comentário