sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exposições prorrogadas no MON

“Pescadores de Tainha”, de Leonardo Régnier, e “Botero, Dores da Colômbia”, vão permanecer por mais tempo em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. Com isso, o público que ainda não conferiu tem uma oportunidade a mais para ver essas duas mostras.
“Pescadores de Tainha”, que está desde o dia 9 de abril em exposição na Torre de Fotografia, segue até domingo, 10 de julho. Neste momento é temporada da pesca da tainha no litoral do Paraná, inclusive na Ilha do Mel – onde Régnier registrou as 42 imagens dessa exposição, e onde Túlio Viaro captou imagens para o vídeo que também faz parte do projeto. Os dois artistas estiveram por três temporadas, desde 2008, na Ilha do Mel para produzir o conteúdo. “Com sensibilidade e poesia eles revelam o lado humano, do cotidiano, da vida da comunidade, o convívio entre os nativos. Ao mesmo tempo em que documentam o elo de respeito e amor dos pescadores com o mar”, afirma a diretora do MON, Estela Sandrini.
Já a exposição “Botero – Dores da Colômbia”, que ocupa desde o mês de maio a Sala Guido Viaro, permanecerá no espaço expositivo até 21 de agosto. Nesta proposta, Fernando Botero usa toda a sua expressividade para descrever a violência que atinge diretamente o povo da Colômbia, como uma espécie de “testemunho da irracional história colombiana”. São 67 obras, incluindo seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, produzidos entre 1999 e 2004. Botero doou a coleção ao Museu Nacional da Colômbia. “Longe de pensar em benefícios econômicos, o artista quer que as obras pertençam à nação e sejam um convite à reflexão sobre as trágicas circunstâncias que temos enfrentado nas últimas décadas”, explica a diretora do museu colombiano, Maria Victoria Robayo.
Além disso, outras sete exposições estão em cartaz MON, entre as quais a da fotógrafa Maureen Bisilliat, a do designer Carlos Motta, e a do “MAP: início do Acervo MON”. Na próxima terça-feira, dia 12 de julho, será inaugurada mais uma exposição, com 97 fotografias de Brassaï, fotógrafo húngaro que se radicou em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário