sexta-feira, 1 de julho de 2011

Raul Cruz é homenageado em duas peças no Teatro Guaira

O artista plástico e teatrólogo Raul Cruz, morto há 18 anos, é homenageado com a montagem das peças Uma Entre Mil Histórias de Amor e END, de Rafael Camargo, que estão em cartaz no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini do Teatro Guaíra) até o dia 10 de julho. As duas peças são apresentadas em horários seguidos – a primeira com início às 20 horas e a segunda às 21h.

Raul Cruz, apesar de ter morrido jovem, deixou inúmeros trabalhos. Teve importante participação na cena teatral, escrevendo, dirigindo e criando cenários em peças como “A outra”, “A ponte” e “Foz”. Na década de 80 fez parte dos grupos “Bicicleta” e “Moto Contínuo”.

Segundo Áldice Lopes, responsável pelos figurinos de END e Uma Entre Mil Histórias de Amor, o trabalho partiu de pesquisa focada na obra de Raul Cruz. Durante o processo de criação das peças surgiu a ideia de levar a cenografia para fora do palco. Disso resultou uma ambientação disposta no hall de entrada do auditório, onde o público pode apreciar reproduções de algumas pinturas e gravuras do próprio artista. Textos, recortes de jornais e fotografias coladas na parede também contam um pouco da sua história.

Em 2010 o irmão de Raul, Luiz Alberto “Foca” Cruz, que responde pela curadoria na ambientação, lançou o livro “Raul Cruz – Sonhos” com 80 reproduções de obras que resgatam a memória do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário