segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Antônio Torres conversa com público na Biblioteca Pública

O escritor baiano Antônio Torres é o convidado desta semana do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, bate-papo mensal promovido pela Biblioteca Pública do Paraná. O encontro acontece nesta terça-feira (16), às 19 horas, no auditório Paul Garfunkel da BPP.

Torres vai conversar com o público sobre literatura e sobre como as bibliotecas influenciaram sua formação como leitor e escritor. A mediação será feita pelo jornalista e escritor Luiz Andrioli. A entrada é franca.

Torres é o quinto convidado deste ano do projeto, que já contou com a participação de Cristovão Tezza, Elvira Vigna, Ana Paula Maia e Luiz Ruffato. Os encontros são transcritos e publicados pela BPP, além de serem gravados e transmitidos pela TV E-Paraná. No final do ano, a Biblioteca vai editar um livro com todas as transcrições. Até dezembro de 2011, o evento vai receber mais cinco escritores, entre eles Milton Hatoum, Marçal Aquino e Tony Bellotto.

O AUTOR – Antônio Torres nasceu no povoado de Junco (onde atualmente é Sátiro Dias), na Bahia, e escreveu uma extensa obra que hoje o coloca como um dos mais importantes escritores de sua geração. É autor de romances como “Um cão uivando para a lua” (1972), “Essa terra” (1976) e “Meu querido canibal” (2000).

Torres é vencedor de diversos prêmios literários: já levou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, o Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária de Passo Fundo (RS), e o Prêmio Jabuti de Romance, em 2007. Ele também foi condecorado pelo governo francês com o título de “Chevalier des Arts et des Lettres” e tem seus livros publicados em 11 países.

“Um Escritor na Biblioteca” é uma releitura de um projeto homônimo realizado pela BPP na década de 1980. Na primeira versão, passaram pelo espaço Fernando Sabino, Helena Kolody, Paulo Leminski, Antônio Callado, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário