sábado, 6 de agosto de 2011

João do Pife traz a música do Nordeste para a Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, neste domingo (7, 19h), o show “Eu toco Pife”, com João do Pife & Banda Dois Irmãos, uma das mais tradicionais bandas de pífaro do Nordeste. Pioneiro na disseminação do “pife” (como o pífaro é conhecido no Nordeste) e sua música, o artista apresenta, neste show, composições feitas especialmente para o instrumento – desde novenas e xotes a baiões e forrós –, realizando um mergulho na sonoridade e diversidade cultural daquela região.
João do Pife tem 68 anos, mais de 50 deles dedicados ao pífaro. Nasceu em Riacho das Almas, em Pernambuco. Seu pai, o mestre Alfredo Marques dos Santos, criou a banda Dois Irmãos em 1928, numa homenagem aos filhos João e Severino. O grupo é um dos mais antigos do país. João foi para Caruaru com aproximadamente 35 anos e sustentou a família vendendo “pifes”, até que assumiu a liderança da banda e se dedicou ao ensino desse tipo de música. “Além de tocar, eu fabrico pifes, tenho o conhecimento do instrumento, o que diferencia a força da apresentação”, conta o músico.
Foram várias turnês, nacionais e internacionais, com participação em diversas coletâneas de world music. “Eu não estudei”, revela João. “Foi através do pife que eu conheci um bocado de coisas. Conheci quase todo o Brasil e vinte e poucos e países da Europa. Dei aula até nos Estados Unidos”, se orgulha o músico.

O pife - O “pife” ou “pífano”, como o pífaro também é conhecido no Nordeste, é uma flauta rústica, de influência indígena, confeccionada originalmente com o bambu taboca. Os nordestinos adaptaram o instrumento, deixando-o parecido com as flautas europeias. O instrumento é parte dos gêneros musicais tropicais e do forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário