domingo, 21 de agosto de 2011

Restaurador italiano vai ministrar curso no Museu Oscar Niemeyer

Trinta profissionais, de vários estados brasileiros, foram selecionados para participar do Curso de Restauração de Obras de Arte Contemporânea, no Museu Oscar Niemeyer, que acontece nesta semana (22 a 27), com o restaurador italiano Antonio Rava. Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (Abracor), o curso inclui seminários teóricos no período da manhã e módulos práticos na parte da tarde.

A abertura do evento será às 8h30 desta segunda-feira (22), no miniauditório do MON, com palestra de apresentação e a presença do Cônsul da Itália em Curitiba, Salvatori Di Venezia, do restaurador Antonio Rava e seu assistente, Nicholas Castelli, e do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

No mesmo dia, às 19 horas, o engenheiro italiano Stefano Scrato, da Universidade de Brecia (Itália), e o conservador e restaurador italiano Gianmario Finadri apresentarão aos convidados novos produtos, equipamentos e tecnologias que podem ser utilizadas no restauro de obras de arte.

Segundo a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini, o curso tem o objetivo de viabilizar atualização e aprimoramento aos profissionais brasileiros que trabalham com conservação e restauro. A parte prática será ministrada no laboratório do MON, que tem área de 450 metros quadrados e destaca-se como um dos maiores e mais equipado do país.

A importância desse curso deve-se ao fato de contar com autoridades internacionais no campo da restauração de obras de arte, o que propiciará aos participantes não apenas o conhecimento, mas principalmente a atualização de técnicas de restauro. A Secretaria de Estado da Cultura presta assim, num ato de pioneirismo entre as entidades culturais do Paraná, um serviço de renovação e instrução aos profissionais que preservam o nosso patrimônio cultural”, diz Estela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário