segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Secretaria da Cultura reúne indicadores culturais do Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura iniciou nesta segunda-feira (22) levantamento de dados para criação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Paraná, que vai subsidiar o planejamento e a definição de políticas públicas culturais. O estudo vai abranger todos os municípios paranaenses. O questionário está disponível no site da secretaria (www.cultura.pr.gov.br) e deve ser respondido on-line pelos dirigentes municipais de cultura, até o dia 30 de setembro.

Segundo o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, a intenção é criar uma base de informações quantitativas e qualitativas sobre equipamentos, atividades, instituições, gestão cultural, investimentos, entre outras.

O último estudo feito foi em 2006 e a intenção agora é atualizar e ampliar as informações para a criação do Sistema. Regina Iorio, coordenadora do projeto, disse que todas as informações ficarão disponíveis ao público: “Muitos municípios já possuem uma base de dados, porém elas não estão integradas. O sistema permitirá esta integração, tanto com os municípios quanto com bases de outros órgãos do governo do Estado”.

De acordo com a coordenadora, o mapeamento coloca o Paraná em sintonia com as diretrizes do Ministério da Cultura, que desde 2004, em parceria com o IBGE, tem realizado estudos para a implantação de uma base de dados nacional. O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais está previsto no Plano Nacional da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário