domingo, 14 de agosto de 2011

“Sempre um Papo” traz comentarista de ecopolítica Sérgio Abranches para Curitiba

A Volvo do Brasil e o projeto cultural “Sempre um Papo” trazem para Curitiba o sociólogo, cientista político e jornalista Sérgio Abranches. Numa conversa com leitores locais sobre ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, Abranches inaugura a nova temporada do projeto no Paraná, depois de uma ausência de seis anos. O “Sempre um Papo” é reconhecido como um dos mais importantes programas de incentivo à leitura da América Latina. O encontro acontece nesta terça-feira (16), no Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, Centro Histórico).

Na primeira edição da nova fase paranaense do projeto “Sempre um Papo” Abranches apresenta ao público curitibano uma análise do COP-15, um dos mais importantes encontros mundiais sobre aquecimento global, que resultou no livro de sua autoria, “Copenhague: Antes e Depois" (Civilização Brasileira). O autor, que iniciou a carreira como jornalista, é um dos nomes da atualidade mais respeitados quando o assunto é política e meio ambiente, a chamada ecopolítica.

Revolução científica, tecnologia, sustentabilidade e economia são alguns dos temas abordados no livro, que alia o olhar investigativo do repórter e a análise detalhada do pesquisador sobre a Conferência da ONU que reuniu líderes de 193 países. No bate-papo com os leitores curitibanos o autor ainda esclarece questões sobre mudanças climáticas e fala sobre os bastidores e impasses do encontro.

Um dos compromissos da Volvo é o apoio a programas sociais relevantes, como o incentivo à cultura e a disseminação do conhecimento”, destaca Anaelse Oliveira, do departamento de comunicação corporativa da Volvo do Brasil. “A dinâmica do projeto contribui para a formação de novos leitores e de uma postura mais crítica dos que já têm o hábito de ler”, avalia.

Sobre o autor - Sérgio Abranches é PhD e escreve sobre ecopolítica no blog www.ecopolitica.com.br. É comentarista da rádio CBN, onde mantém o boletim diário “Ecopolítica”, colaborador permanente do blog The Great Energy Challenge, uma parceria entre o Planet Forward e a National Geographic.

Sobre o Projeto - “Sempre um Papo” conta com o patrocínio da Volvo para as edições de Curitiba. Foi idealizado pelo jornalista Afonso Borges, de Belo Horizonte, e este ano comemora 25 anos com a marca de mais de quatro mil encontros com renomados autores nacionais e estrangeiros e um público de mais de um milhão de pessoas. Os encontros têm entrada franca e duração de 1 hora e meia de conversa interessante e descontraída entre escritor e leitores, intermediado por Borges. Depois do bate-papo os escritores iniciam a sessão de autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário