terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Museu Oscar Niemeyer abre mostra de fotógrafo lituano

O Museu Oscar Niemeyer expõe a partir desta quinta-feira (2) 120 imagens de Antanas Sutkus, o mais renomado fotógrafo lituano e um dos mais expressivos em âmbito mundial. A mostra será aberta às 19 horas, com a presença do fotógrafo. Um pouco antes, às 17 horas, Sutkus participa de um bate-papo com outros fotógrafos, aberto ao público e com entrada gratuita.

Participam do encontro, no auditório Poty Lazzarotto, Sergio Burgi, curador de fotografia do Instituto Moreira Salles, e os fotógrafos João Urban e Fernanda Magalhães. A mediação fica por conta de Luiz Gustavo Carvalho, curador da mostra.

Curitiba é a primeira cidade a receber a mostra “Antanas Sutkus: um olhar livre”, que depois percorrerá outras capitais.

IDEOLOGIA – Antanas Sutkus nasceu na Lituânia, em 1939. Ele construiu o seu percurso durante o regime comunista, mas conseguiu escapar das armadilhas da censura política e não se prendeu nas malhas da ideologia do governo. O curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, afirma que Sutkus descreve a vida cotidiana de maneira justa. “Às vezes irônica, mas sempre por meio de uma linha forte e resistente ao sistema e às influências”, diz Carvalho.

O público do MON terá a oportunidade de conhecer a cultura do Leste europeu pelo olhar daquele que é considerado por críticos e jornalistas como “o poeta entre os soviéticos”. “As imagens não evocam memórias, e sim um presente contínuo que apresenta um povo com seus mistérios e idiossincrasias”, diz a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.

REGISTRO – Sutkus fotografa desde a década de 1950 e mantém acervo de mais de 1 milhão de negativos, entre os quais 120 fotos selecionadas para a exposição que chega ao MON. Para ele, a arte da fotografia está no momento do disparo e, devido a essa crença, Sutkus tem restrições ao processo digital. “As câmeras digitais reduzem a responsabilidade do fotógrafo. Você perde a atenção devido à possibilidade de disparar várias vezes e rápido”, afirma Sutkus.

No bate-papo que antecede a inauguração da mostra, o fotógrafo lituano vai apresentar ao público os seus pontos de vista, entre os quais o seu elogio ao amor. “O meu credo é de amar o homem. Há muito tempo eu aprendi que para fotografar é necessário amar as pessoas e a vida”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário