sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Edição de fevereiro do Cândido discute Jornalismo Literário

A sétima edição do jornal Cândido, publicação mensal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), já está circulando. Neste mês, a capa do periódico é dedica ao Jornalismo Literário, gênero que tem suas raízes nos romances realistas do século XIX, mas que ganhou fama nos anos 1960, com a geração de Truman Capote e Tom Wolfe, os chamados “novos jornalistas”. Na última década, uma série de fatores fez com que o gênero ganhasse força no mercado editorial e entre os leitores brasileiros.
É sobre esse renovado interesse em textos jornalísticos escritos com precisão literária, que Sérgio Vilas-Boas, um dos maiores especialistas no assunto, escreve no ensaio de capa. Cândido ainda discute o tema em textos sobre Truman Capote, Os sertões e o New Journalism.
A edição também traz os melhores momentos do bate-papo com Sérgio Sant'Anna, oitavo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2011, entrevista com a jornalista e escritora Eliane Brum e matéria sobre as principais revistas paranaenses do século XX. Um conto de André Sant'Anna e poema de Jussara Salazar completam a edição.
O Cândido tem tiragem mensal de cinco mil exemplares. É distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é possível conferir a versão online do jornal no seguinte endereço: http://issuu.com/bibliotecapr

Nenhum comentário:

Postar um comentário