domingo, 19 de fevereiro de 2012

Nome verdadeiro de Chaplin permanece um mistério, diz agência britânica

(Reuters) - O nome verdadeiro e o local de nascimento do lendário astro do cinema Charlie Chaplin estão cercados de mistério, concluiu uma agência de espionagem britânica depois de investigar acusações dos EUA de que ele era um simpatizante dos comunistas, segundo documentos tornados públicos na sexta-feira (17).
Em 1952, o FBI pediu que agentes britânicos do MI5 investigassem Chaplin. Os norte-americanos acreditavam que ele usava um pseudônimo (seu nome verdadeiro seria Israel Thornstein) e suspeitavam das tendências de esquerda do ator.
Um dos primeiros e maiores astros de Hollywood, Chaplin acreditava ter nascido em 16 de abril de 1889 no sul de Londres.
Uma ampla pesquisa pelo MI5, porém, não encontrou nenhum registro de seu nascimento nem nada que sugerisse que ele representasse algum risco à segurança, revelaram os arquivos da agência de espionagem tornados públicos.
"É muito incomum, especialmente após uma investigação do MI5, que a data e o local de nascimento de uma celebridade tão conhecida como Charlie Chaplin permaneçam tão misteriosos", disse o professor Christopher Andrew, o historiador oficial do MI5.
O arquivo mostra que ninguém chamado Charles ou Israel nasceu em 16 de abril. Investigações sobre a sugestão de que Chaplin teria nascido na França, perto de Fontainebleau, também se mostraram infrutíferas.
"Não encontramos evidência de que o nome de Chaplin é ou já foi Israel Thornstein nem encontramos nenhuma evidência da existência de tal pessoa", disse o MI5 em uma carta à Embaixada dos Estados Unidos em Londres. "Entretanto, fomos incapazes de descobrir qualquer outro nome pelo qual ele tenha sido conhecido".
Andrew disse que novas evidências surgidas no ano passado sugeriram que Chaplin nasceu em uma caravana pertencente a uma mulher conhecida como "a rainha cigana" na região central da Inglaterra.
A informação está em uma carta, encontrada em uma gaveta trancada, que fora mandada a Chaplin poucos anos antes de sua morte em 1977 por um homem chamado Jack Hill, que disse que a proprietária da caravana era sua tia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário