quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Obras de consolidação no prédio do Museu da Imagem e do Som são iniciadas

O edifício do Museu da Imagem e do Som (MIS), construído em 1890, situado na Rua Barão do Rio Branco, 395, em Curitiba, começou a receber as obras para a consolidação das paredes, pisos e telhado. A iniciativa do Estado em realizar as obras emergenciais visa garantir a integridade do edifício histórico. Uma empresa especializada em restauração foi contratada por meio de licitação. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná em 1977.
Em um segundo momento, o restauro vai ser realizado em todo o edifício, para revitalizar o espaço e permitir a sua reutilização. Atualmente o Museu funciona em sede provisória, na Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 4, no bairro Santa Cândida.
Histórico – A construção foi inicialmente projetada e construída para abrigar a residência de Leopoldo Ignácio Weiss. Apenas um ano após sua construção, o imóvel foi adquirido pela Fazenda Nacional para sediar o Governo do Estado do Paraná e servir de residência para o governador. O edifício serviu de sede governamental até 1937, quando foi transferido para o Palácio São Francisco. O antigo Palácio continuou abrigando funções públicas, tais como a Secretaria de Obras públicas, a Secretaria do Interior e Justiça, e desde 1989, o Museu da Imagem e do Som.
Obrigado a passar por adaptações não somente para sediar o Palácio do Governo como as outras repartições públicas, o prédio sofreu inúmeras reformas no decorrer dos anos. Em 2003, o MIS encontrava-se com séries dificuldades para exercer suas atividades no local. A sede, tal como se estava, não conseguia comportar suas demandas, tanto pela falta de espaços apropriados, como pela crescente deterioração do imóvel, que inviabilizava suas instalações.
Leia mais: http://bit.ly/w6N7ln

Nenhum comentário:

Postar um comentário