quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Programa curitibano de leitura é recomendado pela Unesco

O programa Curitiba Lê, promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, ganhou reconhecimento internacional ao ser incluído na Cátedra Unesco de Leitura. Instalada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, a instituição é um centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de fala portuguesa, e tem como missão contribuir para a transformação da vida social por meio da formação de leitores.
As ações do Curitiba Lê, voltadas ao aumento quantitativo e qualitativo dos índices de leitura entre crianças, jovens e adultos, têm encontrado estimulante acolhida entre as comunidades curitibanas, abrindo novos horizontes para o conhecimento”, ressalta a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli. “Ao integrar o Observatório de Leitura da Cátedra, o programa municipal está entre as mais expressivas atividades desenvolvidas em prol da leitura, em vários países”, comemora a presidente.
A importância da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio confere maior brilho ao Curitiba Lê. Inaugurada em 2006, a Cátedra é coordenada pelos professores Eliana Yunes e Luiz Antonio Coelho – integrantes, respectivamente, dos departamentos de Letras e de Artes e Design da PUC-Rio – e congrega os corpos docente e discente dos referidos departamentos, com o objetivo de expandir o conhecimento na área da leitura.
Ao considerar relevante a experiência do Curitiba Lê, a Cátedra avaliza o programa como referência para outros locais que queiram implantar ações de leitura. “Estamos muito felizes com a inclusão do Curitiba Lê na Cátedra, pois se trata do reconhecimento a uma política pública na área de Literatura, na nossa cidade”, diz Mauro Tietz, coordenador de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba. “O programa, por meio de seus espaços e ações, dissemina o acesso ao universo simbólico da literatura, atingindo todas as regiões e chegando a todas as classes sociais”, enfatiza Tietz.
Outras informações: http://migre.me/7Lkxl Para saber mais sobre a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, acesse o site www.catedra.puc-rio.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário