quarta-feira, 14 de março de 2012

Museu Municipal de Arte de Curitiba será reaberto em junho

O Museu Municipal de Arte de Curitiba (Muma), que também abriga o Centro Cultural do Portão, será reaberto em junho deste ano. A data foi confirmada pela presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, nesta quarta-feira (14), durante visita dos vereadores da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania ao local. “A obra sofreu atrasos por conta do cancelamento de repasse de R$ 6 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), ainda em 2006. Desde então, temos levantado recursos junto ao município para a concretização do projeto”, explicou Storelli.
Fechado desde 2005, o Muma teve a sua estrutura interna revitalizada. O prédio recebeu uma nova cisterna, elevadores, obras de acessibilidade, cabeamento elétrico e lógico, e um sistema de ar-condicionado. “A população encontrará um museu diferente, pois retiramos todas as divisões originais. O prédio foi projetado para ser um centro comercial, com pequenas lojas individuais. Isto foi mudado”, adiantou a presidente da Fundação Cultural. Reconhecido como uma Unidade de Interesse pelo município, a obra também contou com recursos provenientes do potencial construtivo.
A nova configuração do museu conta com um espaço destinado às artes digitais, com oficinas permanentes de capacitação para jovens e interessados. O espaço da biblioteca foi ampliado, com a instalação de uma Casa da Leitura no pavimento térreo. No segundo piso, duas salas de exposição climatizadas, com 385 m² e 236 m², que receberão mostras temporárias. No subsolo, ficará a exposição permanente, com obras retiradas do acervo próprio do município, em uma sala de 388 m². O prédio também contará com uma sala de cinema e teatro reformados, ambos com capacidade para mais de 100 pessoas.

Um comentário: