quarta-feira, 23 de maio de 2012

As profecias de Ricky Seabra em "Koyaanisqatsi, A Performance"

A Caixa Cultural apresenta "Koyaanisqatsi, A Performance", concebido por Ricky Seabra e com direção de Dirk Verstockt. O espetáculo é inspirado no filme cult "Koyaanisqatsi, Life Out of Balance" (1982, de Geoffrey Reggio), que aborda a questão da sustentabilidade.
Koyaanisqatsi, na língua indígena Hopi, do sudoeste americano, significa vida fora do equilíbrio. O filme é considerado o primeiro documentário ambiental em longa-metragem e termina com três profecias apocalípticas, que diziam que tudo o que fazemos contra a Terra tem consequências para o ser humano e pedem um novo modo de vida.
Trinta anos depois, Seabra colocou dois músicos em cena interpretando a famosa trilha de Philip Glass na viola caipira. Seabra reescreveu as profecias originais do filme de como o mundo vai acabar e resolveu apresentar 4 novas profecias mais otimistas de como o Brasil vai salvar o mundo.
Em 1982, a técnica de "time-lapse" desenvolvida para o filme era o que havia de mais inovador, com carros, nuvens e cidades inteiras superaceleradas. A trilha foi composta pelo compositor minimalista Phillip Glass.
O grande desafio de Seabra foi reinterpretar imagens e sons tão inusitados em um espetáculo teatral, focado em três elementos: imagem, som e profecias. A trilha sonora é executada pelos músicos Daniel Miranda e Nelson Latif.
"Koyaanisqatsi, A Performance" será apresentado sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia e correntistas da Caixa). A Caixa Cultural está situada na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário