segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cinemateca exibe filmes sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na próxima sexta-feira (18), a Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174) vai exibir, durante toda esta semana, filmes que abordam a temática. O evento é uma parceria das secretarias estaduais da Cultura e da Família e Desenvolvimento Social, Paraná Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente e Comissão Estadual de Enfrentamento às Violências.
De 14 a 20 de maio serão exibidos os cinco filmes do programa “Que exploração é essa?”, da TV Futura. Eles serão apresentados antes das exibições dos filmes da programação normal da Cinemateca. De segunda-feira (14) a quinta-feira (17), serão exibidos às 14 horas. De sexta-feira (18) a domingo (20), serão apresentados nas sessões das 16, 18 e 20 horas.
Na sexta-feira (18) será exibido, às 16 e às 18 horas, um dos clássicos do cinema brasileiro: “Iracema - Uma Transa Amazônica”, filme de 1975, que versa sobre o tema da exploração. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera flagra os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande.
Durante a semana também será distribuída em todo o Estado a cartilha Doe sua Voz, material voltado ao público pré-adolescente, que será trabalhada em sala de aula, a partir de orientações da Secretaria de Estado da Educação.
Para fazer uma denúncia de abuso infantil os telefones são: 100, no âmbito nacional, e 181, no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário