quinta-feira, 17 de maio de 2012

Começa o Festival de Cannes, que faz homenagem especial ao cinema brasileiro


(ABr) – A 65ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França, começou na quarta-feira (16) e vai até o dia 27. O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival. O filme A Música Segundo Tom Jobim, de Santos, será exibido em sessão especial.
Em abril, a decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. Segundo ele, o filme A Música Segundo Tom Jobim é uma “homenagem” ao compositor, que chamou de “criador da bossa nova”.
O filme de Santos conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor. Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -, além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros.
No Festival de Cannes, o Brasil será destaque com o longa-metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, de Jack Kerouac, e Glauber Rocha, com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário