domingo, 20 de maio de 2012

Os Clássicos de Lotte Reiniger na Cinemateca de Curitiba

Quando falamos em cinema de animação, os primeiros nomes associados a esse tipo de produção normalmente são de homens como Walt Disney, irmãos Fleischer,  Chuck Jones, John Lasseter, entre outros grandes nomes deste estilo cinematográfico.  Mas, qual foi à participação das mulheres na construção desse gênero?
De 21 a 27 de maio a Cinemateca de Curitiba apresenta a mostra Os Clássicos de Lotte Reiniger, com filmes da alemã pioneira no cinema de animação da década de 20. O evento é uma parceria com o Goethe-Institut Curitiba.
Nascida em Berlim em 1899, Lotte Reiniger se apaixonou pela arte do cinema que conheceu com as obras de George Meliés em sua adolescência, encantada pela 7ª arte Lotte passou a trabalhar no grupo de Paul Wegener, para quem construiu, posteriormente, os ratos de madeira animados do filme “O Flautista de Hamelin” de 1918. A partir daí Lotte Reiniger não parou mais, tornando-se mundialmente conhecida por desenvolver a técnica de animação com recortes de silhuetas, técnica inspirada no teatro de sombras chinês e também no contraste claro e escuro do expressionismo alemão. Lotte Reiniger dedicou sua vida ao cinema de animação, levando toda sua família a contribuir na construção de sua arte e deixando uma rica filmografia.
Os recortes para a realização de seus filmes eram feitos em cartolina preta e projetados contra a luz. Ela também utilizou vidros para manipular múltiplos planos e assim conseguir produzir efeitos de profundidade, o que possibilitava a inclusão de efeitos especiais. Seu primeiro trabalho autoral foi Das Ornament des verliebten Herzens de 1919.
A mostra Os Clássicos de Lotte Reiniger apresenta um panorama dos filmes da cineasta alemã, exibindo desde seus primeiros trabalhos que eram completamente em preto e branco como “O Ganso Dourado” (Die Goldene Gans), até seus filmes mais sofisticados, como “João e o Pé de Feijão  (Jack and the Beanstalk)  onde a silhueta e alguns elementos do cenário continuam negros e o plano de fundo é colorido com apenas uma cor ou mesmo com cores variadas. A entrada da mostra é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário