quinta-feira, 17 de maio de 2012

Programação de filmes lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para lembrar a data, durante toda a semana serão exibidos filmes que abordam a temática. O evento, realizado na Cinemateca de Curitiba (rua Carlos Cavalcanti, 1174, f: 3321-3252), é uma parceria das Secretarias de Estado da Cultura e Família e Desenvolvimento Social, Paraná Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente e Comissão Estadual de Enfrentamento às Violências.
Até domingo (20) serão exibidos os cinco filmes do programa “Que exploração é essa?”, da TV Futura. Eles serão apresentados antes das exibições dos filmes da programação normal da Cinemateca.
No dia 18, será exibido às 16h e 18h um dos clássicos do cinema brasileiro: “Iracema - Uma Transa Amazônica”, filme de 1975, que versa sobre o tema da exploração. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera flagra os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande.
Durante a semana também será distribuída a cartilha Doe sua Voz, material voltado ao público pré-adolescente, que será distribuído em todo o Estado e trabalhado em sala de aula, a partir de orientações da Secretaria de Estado da Educação. Para fazer uma denúncia os telefones são: 100, no âmbito nacional, e 181, no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário